Projeto SAVEPINE lidera candidatura transeuropeia de investigação
November 28, 2012
JN
26 Novembro 2012
Indústria apostada em produzir árvores resistentes ao nemátodo
"Por ano, as empresas portuguesas gastam, em média, 16 milhões de euros no tratamento da madeira de pinho, de modo a que possa ser exportada. Um custo "elevado" e que lhes retira competitividade face às suas congéneres europeias, que não estão sujeitas a igual problema. Desenvolver plantas mais resistentes à doença é uma das metas do setor, a par do desenvolvimento de tratamentos alternativos, mais eficientes e menos onerosos.
Esses são, precisamente, os objetivos do projeto Savepine - uma aposta integrada para salvar a floresta europeia da doença da murchidão dos pinheiros, cuja candidatura, correspondente a um investimento global de 3,9 milhões, foi submetida, no dia 15, ao 7.° programa quadro de investigação e desenvolvimento (I&D). Esta é uma candidatura transeuropeia, liderada e coordenada pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), mas que conta com a participação da confederação espanhola, a Confemadera, da associação belga dos produtores e reparadores de paletes, Belepal, as PME nacionais Madeipoças e José Luís Madeiras, bem como instituições de I&D de Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha e Itália.
Com uma duração prevista no terreno de 36 meses, o Savepine está orçamentado em de 3,9 milhões e pode ser financiado, em 3,014 milhões, pela UE a fundo perdido. Os direitos e as patentes que resultarem da investigação - a cargo das universidades Católica, de Ghent (Bélgica) e Técnica de Munique (Alemanha), dos institutos de Biologia Experimental Tecnológica, de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agroalimentares da Universidade do Porto, e Politécnico de Coimbra, e dos conselhos Superior de Investigações Científicas (Espanha) e Nacional da Investigação (Itália) — serão propriedade da AIMMP."
Ler a notícia completa: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/industria-apostada-em-produzir-arvores-resistentes-ao-nematodo-12622648.html